fbpx
[New Report] The Marketer of 2025

What skills and tools do marketers need to stand out in 2025? We surveyed 1,300+ marketers to find out.

Read the report

CASO DE ESTUDO

Gestão de Crise – Caso de Estudo

Discutimos como quatro marcas de diferentes sectores aproveitaram as informações do Brandwatch para melhorar a sua estratégia de deteção de crises.

FALAR COM UM ESPECIALISTA
CASO DE ESTUDOGestão de Crise – Caso de Estudo
Share

Quando ocorre uma crise, é fundamental reagir rapidamente. Mas uma resposta pública inadequada ou insuficiente pode resultar na perda de clientes, prejudicar a imagem da marca e afetar o crescimento das receitas.

É por isso que ter um bom plano de gestão de crises pronto a utilizar pode ajudar as marcas a minimizar todos os riscos associados às crises.

Falámos com quatro marcas sobre a gestão de crises e a forma como utilizam a suite Brandwatch para enfrentar diferentes desafios que podem representar riscos para as suas empresas. Estes são os desafios de que falámos:

  • Análise do mercado em tempo real e posicionamento da marca em constante mudança.
  • Transformar tendências negativas em oportunidades de negócio.
  • Gerir crises em tempo real.
  • Aproveitar o feedback em tempo real dos utilizadores para orientar o desenvolvimento e a estratégia do produto.

Vamos ver como cada marca utilizou o poder da escuta social para atingir os seus objectivos.

1. The Body Shop: monitorização do mercado e da reputação da empresa

A empresa de cosméticos e produtos para a pele The Body Shop foi fundada em Inglaterra em 1976. Foi fundada com base na ideia revolucionária de que uma empresa poderia ser uma força positiva para o bem no mundo.

Ao longo do tempo, a The Body Shop expandiu-se para uma marca global empenhada em utilizar ingredientes naturais e de origem ética. À medida que o negócio cresceu, também cresceu a concorrência.

E com o mercado de cuidados pessoais sustentáveis em constante crescimento, a equipa de Estratégia e Análise do Cliente da The Body Shop precisava de uma solução de escuta social que os ajudasse a descobrir informações valiosas sobre os consumidores para informar o seu processo de tomada de decisões.

Foi então que a equipa recorreu à Brandwatch.  

Informações na ponta dos dedos

Antes de utilizar a Brandwatch, a equipa da The Body Shop costumava investir num relatório de monitorização anual que os ajudava a identificar a posição da marca no mercado e com quem estava a competir.

O problema era que o custo destes relatórios de mercado impedia a equipa da The Body Shop de fazer esta análise (com frequência suficiente).

Passar a fazer a monitorização do mercado externamente para internamente permitiu à empresa efetuar uma monitorização global contínua da marca, dos concorrentes e das campanhas, mantendo os custos sob controlo.

"Se alguém tiver um número significativo de seguidores a falar sobre a nossa marca ou se houver conversas públicas sobre um determinado tópico que nos interessa, são enviados alertas para a equipa todas as manhãs para garantir que estamos a par de tudo o que está a acontecer online."
— Jennifer Rice, Directora de Estratégia e Análise de Clientes, The Body Shop

Outra equipa da The Body Shop, a equipa internacional de RP, levou a monitorização um passo mais além e criou alertas para antecipar quaisquer eventos importantes que aconteçam online relacionados com a marca.

"A Brandwatch permite-nos detetar problemas muito cedo, o que nos ajuda a gerir os riscos. Mas também nos ajuda a seguir as tendências. Por isso, se alguém com um grande número de seguidores publica mensagens orgânicas sobre nós, podemos dar-lhe uma resposta através do nosso marketing e das redes sociais. Isto permite-nos tirar partido das oportunidades rapidamente."
— Jennifer Rice, Directora de Estratégia e Análise de Clientes, The Body Shop

2. Bimbo: transformar uma tendência negativa numa oportunidade de negócio

O Grupo Bimbo, fundado no México em 1945, é uma das maiores empresas de produtos de panificação do mundo. Está presente em 34 países nas Américas, na Ásia e na Europa, tem mais de 10 000 produtos e mais de 100 marcas no seu portefólio. Há vários anos, a Marinela, uma das marcas da Bimbo, lançou uma edição especial do bolo Gansito, o Gansito Red Velvet, nos EUA.

A Marinela partiu do princípio de que o mercado mexicano não seria recetivo a alterações à receita e nunca considerou lançar a versão red velvet no México, uma vez que a receita original do tão apreciado bolo não tinha sido alterada desde a sua criação em 1957. No entanto, assim que o produto entrou no mercado dos EUA e a notícia do lançamento chegou ao México, os consumidores mexicanos ficaram indignados e recorreram às redes sociais para exigir que o novo sabor fosse vendido também no seu país.

A reação foi tão intensa que o Gansito Red Velvet se tornou um trending topic viral no México.A equipa da Marinela, que estava a seguir a conversa online sobre a marca através dA Brandwatch, foi capaz de detetar rapidamente a tendência negativa e identificar a procura dos consumidores. 

Dar a volta à conversa

Depois de analisar minuciosamente as menções negativas e positivas online, a equipa da Bimbo chegou à conclusão de que esta é uma boa oportunidade de negócio, uma vez que os consumidores no México demonstraram procura e intenção de compra do novo sabor.

Como resultado, a Bimbo lançou o bolo no México e o produto esgotou-se em apenas oito semanas, quatro semanas antes do previsto.

A campanha em torno do bolo Gansito também ajudou a marca a gerar muito envolvimento nas redes sociais e o Gansito garantiu uma maior quota de voz em comparação com as marcas mais estabelecidas no portefólio da Bimbo.

A história do bolo de veludo vermelho da Bimbo mostra como a monitorização do sentimento do consumidor online e a recolha de dados reais do consumidor podem influenciar as decisões de negócio.

Deixemos a equipa da Bimbo falar por si:

"Na Bimbo, continuaremos a trabalhar com a Brandwatch como nosso parceiro de inovação, tanto a nível comercial como de comunicação."
— Ricardo Ibarra. Diretor de Marketing, Bimbo

3. Co-op: gerir uma crise em tempo real

Devido à natureza do sector, os retalhistas do sector alimentar são muito mais susceptíveis de receber grandes volumes de menções negativas em linha.

E como o Twitter se tornou um canal fundamental de serviço ao cliente, cada menção negativa tem o potencial de se tornar uma tempestade em grande escala nas redes sociais. Para a Co-op, um dos maiores retalhistas de produtos alimentares do Reino Unido, com mais de 7.000 lojas, a segurança e a satisfação do cliente são extremamente importantes.

É por isso que a equipa de redes sociais da Co-op escolheu a Brandwatch para as suas tarefas de escuta social. 

"A chave está nos pormenores. E os que conseguimos obter com a Brandwatch são muito mais sofisticados, mais claros e mais úteis do que os que conseguimos obter com outras plataformas de monitorização social, pelo menos na Co-op.".
— Jordan Mcdowell, Gestor Sénior de Envolvimento Digital, Co-op

Como parte do seu programa de gestão de crises, a equipa da Co-op criou um sistema de alerta e notificação personalizado utilizando a Brandwatch para os informar imediatamente quando determinados termos são mencionados em conjunto com o nome da marca.Isto também significa que a equipa atribuiu uma prioridade elevada a algumas palavras-chave que normalmente não geram muita tração online, mas que são sinais de alerta muito importantes para a equipa das redes sociais.

Embora raramente possamos prever o futuro, podemos certamente prestar atenção ao presente.

Foi por isso que puderam agir rapidamente quando a equipa de redes sociais da Co-Op recebeu um alerta da Brandwatch sobre um incêndio numa das suas lojas no País de Gales.

A equipa de relações públicas foi informada da situação cinco minutos após o alerta social e, em meia hora, contactou o gestor da área e preparou uma resposta aos meios de comunicação. 

"Conseguir fazer algo em menos de uma hora é incrível... A coisa mais rápida foi a Brandwatch, porque nos alertou instantaneamente. A partir daí, é o poder das pessoas que move as rodas da empresa.".
— Jordan McDowell - Gestor Sénior de Envolvimento Digital, Co-op

Cada segundo é importante numa crise e adotar uma abordagem proactiva para monitorizar a conversa em linha sobre a sua marca é uma parte importante para se manter a par de potenciais emergências.

Ler o caso de sucesso da Co-Op.

4. Fetch Rewards: o feedback dos utilizadores em tempo real ajuda a orientar o desenvolvimento e a estratégia do produto.

A aplicação Fetch Rewards recompensa os consumidores pelas suas compras sempre que tiram uma fotografia do talão ou o enviam eletronicamente.

A Fetch torna a experiência da aplicação divertida, oferecendo aos utilizadores uma classificação na aplicação e outros benefícios.No ano passado, a Fetch lançou uma nova funcionalidade social que permite aos utilizadores ligarem-se a amigos e competirem numa tabela de classificação na aplicação.

No entanto, a nova funcionalidade recebeu críticas mistas dos utilizadores online, com alguns a dizerem que não gostam dela e outros a dizerem que o novo design da aplicação é confuso. Ao analisar as conversações em linha em tempo real, a equipa de investigação e de conhecimento da Fetch obteve mais informações sobre as experiências dos utilizadores com a aplicação.

Esse contexto ajudou a equipa a compreender como a nova funcionalidade afecta a presença global da marca. Em particular, aperceberam-se de que, apesar do pico negativo nas conversas sobre a nova funcionalidade, estas representam apenas uma pequena parte do total de conversas sobre o Fetch Rewards. Aprender com os consumidores em tempo real deu à Fetch "uma visão mais ampla" e forneceu informações essenciais para que as equipas de produto e de marketing pudessem alavancar as suas estratégias.

"Trata-se de nossos parceiros internos serem capazes de capturar tendências e insights e transformá-los em algo que impulsiona o crescimento de nossos negócios, a retenção de usuários e eleva nosso crescimento.".
— Amanda Jeppson, gerente de marketing sênior, pesquisa e insights, Fetch Rewards

Conclusão: o que diferencia estas quatro marcas?

Cada uma destas marcas pertence a um sector diferente, mas têm uma coisa em comum: utilizam proactivamente os conhecimentos dos consumidores em tempo real para tomar decisões estratégicas e baseadas em dados.

Monitorizar a conversa: Através de uma escuta social inteligente, estas marcas monitorizam o que os consumidores dizem online sobre elas, os seus produtos e serviços. Isto ajuda a identificar tendências e a reagir a potenciais crises em tempo real.Informações sobre os clientes: a Brandwatch também as ajuda a obter informações sobre as necessidades e os comportamentos dos seus clientes e sobre o que os motiva a comprar.

Agilidade e tomada de decisões: ao aprender com os dados em tempo real, estas quatro marcas podem reagir rapidamente à mudança e manter-se à frente da concorrência.

Impacto no negócio: tomar decisões informadas e baseadas em dados tem um impacto tangível em cada uma destas empresas, desde a descoberta de novas oportunidades de negócio até à mitigação bem sucedida de uma crise. 

Falcon.io is now part of Brandwatch.
You're in the right place!

Existing customer?Log in to access your existing Falcon products and data via the login menu on the top right of the page.New customer?You'll find the former Falcon products under 'Social Media Management' if you go to 'Our Suite' in the navigation.

Paladin is now Influence.
You're in the right place!

Brandwatch acquired Paladin in March 2022. It's now called Influence, which is part of Brandwatch's Social Media Management solution.Want to access your Paladin account?Use the login menu at the top right corner.